
Ela já cantou com Lenine, Marisa Monte, Otto e Érika Martins*, estou falando da talentosíssima Julieta Venegas, que nasceu em território americano, mas passou toda sua infância em Tijuana (México), onde começou seus estudos musicais. Sua primeira turnê foi com o grupo Chantaje que combinava ska e reggae. Com 22 anos foi para a Cidade do México, onde combinou a composição para o teatro com música ao vivo, primeiro com a banda chamada Lula, posteriormente com La Milagrosa. Depois de fazer parte de dezenas de projetos, em 1996 ela assinou contrato com a BMG e no ano seguinte lançou o seu primeiro álbum solo, Aquí. O tempo que trabalhou o disco foi importante para a entrada no mercado europeu, na América Latina que fala espanhol e nos Estados Unidos.
É complicado falar de música latina no Brasil, visto que poucas pessoas conhecem os artistas latino-americanos, mesmo porque nossas mídias dão pouco destaque, exceto aqueles que já alcançaram sucesso global e conseguiram colocar seu nome no nosso mercado e suas músicas nas rádios a exemplo de Shakira, e do Julio Iglesias há um tempo, ou quando vira algum fenômeno da TV como foi o caso da banda RBD. O fato é que a música de língua espanhola tem pouco destaque aqui no Brasil, talvez a principal explicação possa estar na barreira linguística, poucos são aqueles que conseguem ultrapassar esse detalhe, Julieta com sua elegante irreverência é uma delas.
Conheci o trabalho de Julieta Venegas há pouco tempo, exatamente através de participações com artistas brasileiros. Ela é uma cantora versátil, toca vários instrumentos incluindo acordeom que tem presença marcante em algumas de suas canções, já foi vencedora do Grammy e dois Grammy Latino e ao longo de sua carreira, e já vendeu mais de 6,5 milhões de cópias no mundo inteiro.
Discografia:
1997 – Aquí (RCA International)
2000 – Bueninvento (BMG)
2003 – Sí (BMG) (CD+VCD) (CD+DVD)
2006 – Limón y Sal (Sony BMG) (CD+DVD)
2008 – MTV Unplugged Julieta Venegas (Sony BMG) (CD+DVD)
2010 - Otra Cosa (Sony International)
Dê um clique e ouça Me Voy
*clique, veja e ouça as participações especiais