A música latina de Julieta Venegas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ela já cantou com Lenine, Marisa Monte, Otto e Érika Martins*, estou falando da talentosíssima Julieta Venegas, que nasceu em território americano, mas passou toda sua infância em Tijuana (México), onde começou seus estudos musicais. Sua primeira turnê foi com o grupo Chantaje que combinava ska e reggae. Com 22 anos foi para a Cidade do México, onde combinou a composição para o teatro com música ao vivo, primeiro com a banda chamada Lula, posteriormente com La Milagrosa. Depois de fazer parte de dezenas de projetos, em 1996 ela assinou contrato com a BMG e no ano seguinte lançou o seu primeiro álbum solo, Aquí. O tempo que trabalhou o disco foi importante para a entrada no mercado europeu, na América Latina que fala espanhol e nos Estados Unidos.

É complicado falar de música latina no Brasil, visto que poucas pessoas conhecem os artistas latino-americanos, mesmo porque nossas mídias dão pouco destaque, exceto aqueles que já alcançaram sucesso global e conseguiram colocar seu nome no nosso mercado e suas músicas nas rádios a exemplo de Shakira, e do Julio Iglesias há um tempo, ou quando vira algum fenômeno da TV como foi o caso da banda RBD. O fato é que a música de língua espanhola tem pouco destaque aqui no Brasil, talvez a principal explicação possa estar na barreira linguística, poucos são aqueles que conseguem ultrapassar esse detalhe, Julieta com sua elegante irreverência é uma delas.

Conheci o trabalho de Julieta Venegas há pouco tempo, exatamente através de participações com artistas brasileiros. Ela é uma cantora versátil, toca vários instrumentos incluindo acordeom que tem presença marcante em algumas de suas canções, já foi vencedora do Grammy e dois Grammy Latino e ao longo de sua carreira, e já vendeu mais de 6,5 milhões de cópias no mundo inteiro.

Discografia:
1997 – Aquí (RCA International)
2000 – Bueninvento (BMG)
2003 – Sí (BMG) (CD+VCD) (CD+DVD)
2006 – Limón y Sal (Sony BMG) (CD+DVD)
2008 – MTV Unplugged Julieta Venegas (Sony BMG) (CD+DVD)
2010 - Otra Cosa (Sony International)

Dê um clique e ouça Me Voy



*clique, veja e ouça as participações especiais

39 comentários:

Carla Reichert disse...

Ola, bela postagem, gostei muito da sua escolha de cantora. Adoro música latina.
Acabei de conhecer e vou procurar para baixar e no youtube. Muito bom. Obrigada.
abraços

já te sigo

http://precisomeexpressar.blogspot.com/

André Poerschke Vieira disse...

que fera. Vou procurar mais músicas dela.

http://umdiaentenderei.blogspot.com/

De *Snegs de Biufrais* disse...

Julieta é fantástica...

Realmente, é difícil falar da verdadeira música latina para os latinos, principalmente para os brasileiros e olha que é uma música popularíssima!

Parabéns pela postagem e pelo blog!

Patty disse...

belas músicas, realmente não conhecia..

Roberta Prado disse...

Não conheço, mas fiquei curiosa e vou tentar baixar aqui para escutar. Muito interessante o blog!

Lhu Weiss disse...

Olá menino! Adoro passar por aqui! você como sempre tem um tino jornalístico no modo de escrever, por isso sempre passo por aqui, como sempre digo, eu acho que você deveria escrever para um Jornal. Aqui à distância, eu sempre fico bem informada pelo seu blog. Excelente escolha para o post.
Abraços e beijos carinhosos
Lhú Weiss
PS: Tenha um ótimo Halloween!

Mauro Castro disse...

Bah, trilegal o blog, gostei da dica.
Há braços!!

Unknown disse...

não conhecia...achei interessante a musica...vo procurar ouvir mais...

Mr.DimahWay disse...

Muito legal seu blog sobre música.É minha primeira vez aqui(estou retribuindo a visita no meu), gostei muito.Sempre que der eu passarei por aqui, pois agora estou te seguindo.
Abraço e sucesso com seu blog!
É isso!
http://mrdimahway.blogspot.com/

Suzy Carvalho disse...

legal o blog, musica latina, nao eh o tipo q me atrai ;D

Wellington disse...

Morei ano passado com uma argentina chamada Olívia. E ela me apresentou muitas músicas latinas entre as músicas favoritas dela. E como achei interessante. Hoje, vivo com um baiano que adora músicas latinas também. A música que você escolheu eu gostei muito e vou procurar por toda a discografia de Julieta Venegas. E cá entre nós, a argentina mexeu com meu coração! ...rs... Músicas latinas tem novo sentido para mim. X)

Grande abraço! E excelente seu post!

http://neowellblog.wordpress.com/whats-up/

Wellington disse...

Aliás, para deixar claro! Eu moro em república! E adoro se nômade logo a cada ano vivo em uma república diferente. Já vivi em 3, ou seja, 3 anos de rep! X)

http://neowellblog.wordpress.com/whats-up/

Gian disse...

Olá, muito bom saber por outros Gêneros Músicais e Cantores diferentes.

Já te sigo, me siga também.

http://portaldometaleiro.blogspot.com/

Unknown disse...

Legal! Não conhecia essa mulher.

parabéns pelo blogger. Simples e direto. Tudo que queremos.

Patty disse...

não conhecia, mas pela referencia de com quem ja cantou já esperava ser bôa no q faz, mesmo eu n sendo fã de musica latina, conferi o som e me lembra nando reis com laura pausini rsrsrs. parabéns pelo blog, tow seguindo!!

Macaco Pipi disse...

talentosa!!

Fazendo a Social disse...

fiquei conhecendo agora e parabéns pelo blog!

Emerson Dantas disse...

Muito bom seu blog camarada!! Parabéns mesmo!!

Anônimo disse...

E a internet é para isso, divulgar o que a grande midia deixa lado...
Parabéns pela iniciativa...

Romântica Comédia disse...

Muito, muito, muito legal seu blog. Parabens!

Torugo disse...

Nunca tinha a ouvido. Parabéns :) E sucesso a ambas rs

[]'s
wwww.blog.avoado.com

Juliane Bastos disse...

Não conhecia :S
e tmb acho que a musica latina é pouco reconhecida e tmb pouco divulgada :/

adorei o post e vooou escutar \o

Andre Mansim disse...

Legal, vou procurar!!!

Unknown disse...

Eu adorooo ela!
SEmpre que posso estou escutando... Bela lembrança!

;D

Samir disse...

Julieta Venegas, sempre com boas músicas, tens bom gosto. =]

MatheusS disse...

Ela não é o máximo? Além do dueto incrível com a Marisa Monte, ela também tem uma canção que muito me emociona, "Mi principio", vale a pena!

Abraço =)

Vitor disse...

Jornalismo músical também? Gostei do jeito do texto, muito claro e conciso! Já pensou em virar crítico?

Seguindo! Segue de volta? Também falo de música!

http://entrepalavrasenotas.blogspot.com

Marcela disse...

gostei mto do blog. voce escreve mto bem e escolhe bem sobre o que ou quem vai falar. Parabéns
seguindo

http://mmelomaisdomesmo.blogspot.com/2010/11/novamente.html

Unknown disse...

vou procurar algumas músicas dela.

Claiane disse...

Legaaal ;D

Losterh disse...

Não é meu estilo musical, mas tem talento. E como é bonita, não?

Nicelle Almeida disse...

Confesso que nunca a ouvi. Mas, seu post me despertou a curiosidade rsrsrsrs
Vou procurar sobre o seu trabalho =)
Um forte abraço e ótimo final de semana!
www.nicellealmeida.blogspot.com

r. disse...

não curto muito esse tipo de música, mas devo confessar que essa daí tem talento (:

ótimo post, cara

Luis Sapir disse...

Não conhecia a música dela achei interessante!

Legal o conceito do seu blog de escrever uma crítica e meio que contando um pouco dos músicos e embaixo colocar a músicas para que a pessoas consigar ver na prática de quem você está falando.

Muito legal!

Allan Lemos disse...

já ouvi algumas músicas dele e realmente são muito boas

Sandro Batista disse...

Fico impressionado como vc garimpa talentos em todos os segmentos da música. É sensacional isso, vc realmente mostra música num todo, sem apegar-se aos modismos, e isso é muito bom!

Unknown disse...

Musica latina é o que há!
Vou conhecer as musicas delas pra ver se é legal!
Falar me legal , o bacana desse blog é isso, agente sempre conhece bandas novas

Marília Tasso disse...

Gosto de música latina, viu procurar mais no Youtube. Adoro Marina De La Riva conhece?

AMon disse...

Marina é fantástica e Julieta mais ainda :D
www.latinohits.blogspot.com

Postar um comentário