Música infantil inteligente e divertida

segunda-feira, 16 de maio de 2011
Engana-se quem pensa que música feita para crianças tem que ser boba, chata, “infantiloide”. Apesar do apelo ao universo infantil, ela pode ser agradável também para os adultos. Tem uma turma boa fazendo música de qualidade para o público mirim, Adriana Calcanhoto, por exemplo, com os seus Partimpim 1 e 2, mostra sua versatilidade com pinceladas de alegria e delicadeza em canções de grandes compositores da musica popular brasileira como Villa Lobos, Vinicius de Morais e João Gilberto. Essa é uma maneira leve e divertida das crianças serem apresentadas a artistas que são referências na nossa cultura.

Quem também entrou nessa vibe foram os cantores Arnaldo Antunes, Taciana Barros, o guitarrista Edgard Scandurra e o produtor Antonio Pinto que tiveram a idéia de fazer um trabalho conjunto voltado para o público infantil. O disco “Pequeno cidadão” apresenta canções que vão do pop ao rock, do forró a bossa nova, e conta ainda com a participação de seus filhos em algumas faixas. O álbum traz arranjos modernos para canções que falam de chupeta, lagartixa, e tudo mais que povoa o mundo das crianças, sem poupar o som das guitarras e bateria.

Outro trabalho bacana é o CD “Projeto Guri convida”, resultado de uma iniciativa social, o Projeto Guri, que ensina música de graça a 40 mil crianças em 301 cidades paulistas e tem o apoio do governo do Estado. O disco reuni vários artistas, Arnaldo Antunes, Fernando Catatau, Fernanda Takai, Rappin' Hood, Céu, Zélia Duncan, entre outros. Apesar de não ser um trabalho voltado exclusivamente para crianças, não deixa de carregar um brilho infantil nas composições para se fazer música para todas as idades. O “Música de brinquedo” lançado em 2010 pelo Pato Fu chama a atenção da mulecada para canções adultas tocadas com instrumentos de brinquedo.

Enfim, os pais podem respirar, ou melhor, ouvir aliviados boas canções e se divertir junto com seus filhos, sem aquela chatice de ver e ouvir o milésimo “Xuxa só para baixinhos”.


41 comentários:

Jonathan(VULGO B.O) disse...

Se você for reparar a Musica do Mamute pequenino que tem no youtube...tem algum sentido...
Realmente se a musica continuar á ter esse sentido retardado,tipo tuxucão,patinhos que vão passear,e pirulito que bate bate,as crianças serão burras.

Num gosto da xuxa.

Belo post e To seguindo

Andréa L. disse...

Uma verdade, é uma ótima forma de levar a cultura aos pequeninos sem se tornar algo maçante :)

Bjoos

Zoeiras.com disse...

BÍ-ÍTINHO!

Lillo G. disse...

MUITO BOAS ESSAS INICIATIVAS. AS CRIANÇAS PRECISAM DE MÚSICAS ASSIM. MORTE AOS TELETUBIES!!!

Paulo Cheng disse...

Acho bem legal essa iniciativa desses músicos em fazer um trabalho para o público infantil, a mulekada merece algo novo, que vá além das coisas tradicionais feitas por Xuxa há anos.

Parabéns pelo blog, abração pra ti.

Rique Santos disse...

Olá, parabéns pelo blog, to seguindo.

Quando puder segue lá também:

http://www.interessediario.blogspot.com

Valeu!! Ah, tenho uma dica, vale apena conferir:

Ganhe dinheiro fazendo buscas no Wibi
*Para começar você ganha R$ 10,00 para utilizar o buscador.
*Cada busca no WiBi é contabilizada e se você atingir o mínimo de R$ 100,00, já pode receber o seu pagamento.
*Quanto mais pessoas indicar, mais você ganha
*Cada pesquisa válida vale R$ 0,02 (dois centavos) e você acumula quando seu indicado ou você buscar
*É real viu, basta se cadastrar: http://www.wibi.com.br/cadastro/?amigo=93296
Valeu, aguardo vocês lá!!

Lane disse...

Altamente importante filtrar o que essa galerinha ouve,desde cedo! vc mostrou aí que qualidade existe,basta procurar e não ir soh na onda do que a mídia promove.

Lucyano Jorge disse...

Olá, trabalho na educação ha quase 10 anos e adorei as dicas.

http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

Jeze Agner disse...

Muito util pra mim este seu post...eu ficava ouvindo galinha pintadinha com minha sobrinha, e já estava enjoado...VALEW

VISITE e COMENTE:
http://www.jezeagner.blogspot.com

e/ou

http://www.campograndeemfotos.blogspot.com


Até lá.

Jovens Metropolitanos disse...

OMGGGG, q coisa mais nunita, uahauhuaha adorei.
massaaaa.

te seguindo.



Follow-me
http://jccagandoeandando.blogspot.com/

Sandro Mangueirense disse...

É.. acho legal que artistas façam música de verdade (no sentido de cultura) para crianças. Mas a música feita para crianças, tem princípios pedagógicos também. Por mais bonitinha e engraçadinha que uma música possa ser, ela pode não atingir uma criança de 2 - 3 anos de idade, como um Xuxa só para baixinhos, que tem função de ensinar coisas como contar, ler, identificar cores, dentre outras coisas, que são fundamentais para a formação de crianças. Músicas que para nós são "bobinhas" para a linguagem deles são sinfonias de Beethoven, simplesmente porque lhes dão noção de coisas que , aí sim, mais adiante, servirão para que eles possam ter discernimento do que é bom ou ruim em termos musicais e culturais como um todo!

Abração

http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

Lua- Eu Crio Moda disse...

Eu gostei da música do video, muito boa a sacada, tipo a letra é boa , mas o ritmo "È adulto" rsrs adorei

Blog UaiMeu! disse...

Oie muito bacana seu post! Para quem trabalha com crianças como eu é um execelente material!
Vou pesquisar mais sobre esse cd... vlw

Obrigada por comentar no nosso blog, volte sempre!
Abraços
Renata
http://uaimeu10.blogspot.com/

Anônimo disse...

Eu acredito que para todas as idades há um tipo de música, mas é muito genial fazer música em novos estilos para as crianças. Adriana Calcanhoto, que a meu ver pode ser considerada uma das pioneiras no assunto (ou pelo menos a que mais se dedicou à isso), e tem uma excelente qualidade de música. Ótimo post, bastante interessante e poucas pessoas são capazes de conseguir agradar ambos os públicos.

Abraços,

enchantedlifeway.

Dreamer Girl disse...

Adorei a música "O Sol e a Lua". Na literatura está acontecendo algo parecido. As pessoas finalmente começam a perceber que as crianças querem mais qualidade e que elas não são tão ingênuas. Aquelas músicas e aqueles livros infantis bobinhos estão perdendo mercado.

Unknown disse...

Meu sobrinho se amarra nessas musicas, quando ele vem aqui em casa eu coloco no youtube e ele fica todo feliz kkk
parabéns pelo blog

http://aneurysmnanet.blogspot.com/

Guilherme Augusto disse...

Uma coisa é certa, meu filhos terão a melhor educação musical possível... :)

O cd do Pato Fu é muito bom mesmo...

KarolayneEsthefany disse...

muuuito legal !
adorei seu blog ^^

Passa no meu ?
http://feitadesonhoseesperancas.blogspot.com/
bj :*

Lucyano Jorge disse...

Boa postagem, já comentei anteriormente...aguardo as próximas.

http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

Lillo G. disse...

OLHA EU DE NUEVO. VI O VIDEOZINHO QUE VC POSTOU E ACHEI BACANA.

http://thebigdogtales.blogspot.com/

kbritovb disse...

bah nem curto Pato Fu
mas musiquinha até q é legal

Anônimo disse...

Muitas vezes se confunde música para crianças com bobagens... Não deveria ser assim! A música infantil deve colaborar com a formação e apresentar conteúdo cultural e que remeta a aprendizagem sempre, ou seja, deve ter algo de educativo.
Infelizmente muitos não pensam assim... Porém, como você mencionou, temos poucas exceções que ainda engrandecem esse mercado.

Tarcio Brandão disse...

Bem interessante.Sobre a versatilidade da Adriana Calcanhoto não me é novidade, dada a sua naturalidade no cantar, compor e tocar.Vale ressaltar o trabalho da Aline Barros, que hoje em dia cada vez mais pessoas não evangélicas adotaram suas músicas nas festas em luga da ultrapassada 'Parabéns pra você'.

http://aondeasvesvao.blogspot.com/2011/05/confiar-para-conquistar.html#comments

Unknown disse...

desses todos, o mais pop é o do pato fu. o da adriana também é muito bom...

Gustavo Torres disse...

é dificil uma musica infantil ter algum sentido, o q é uma pena..

http://www.iliketeenworld.blogspot.com/

danielacristofoli disse...

muito bom o post, ótima iniciativa!


http://etcmodaetal.blogspot.com/
quem seguir e comentar eu faço o mesmo!
vá la e confira!
beijos!

Cris disse...

Otima essa idéia!! uma maneira de fazer chegar no ouvidinho da criança bem cedinho a musica brasileira. Acredito q a música seja um pouco como a leitura, se praticarmos, incentivarmos, se acaba tomando gosto pela coisa. E as musicas da xuxa...aposto q quem gosta mais, atualmente não são nem mais os pequenos, e sim a prole de pais que fizeram parte da geração tindolele.

Paulo Sousa disse...

Pessoas como a Xuxa não dão cultura musical que seja util as crianças no futuro!

Paulo Cesar PC disse...

Nada melhor pra vida que a música, isso no universo das crianças é melhor ainda. Um super abraço pra você!

Tiago Morini disse...

Sim, eu já ouvi. E são muito boas.

http://homoforensis.blogspot.com/

Débora Borsatti disse...

É muito bom mesmo que as músicas voltadas para o público infantil mudem, porque a cultura muda ao longo do tempo. Acho ótimo que grande compositores da nossa MPB estejam fazendo isso!
Ótimo post!
Abraço

Nem o chapolin disse...

Adorei a música,ela realmente não só conquista as criançada como também os adultos,boa mesmo.

estou seguindo,pode me seguir?
http://nemochapolinajudara.blogspot.com/

Investigador disse...

Muito legal o post.
Também é bom que tantas crianças estejam aprendendo música de graça.

Abs...

Wlisses Freitas® disse...

Bem legal hein! Tem gente que acha muito estranho, mas eu digo curto sim musica infantil =]

Já até escrevi duas.
rsrsrs


Abraço.

jessy disse...

rsrs juro q jah vih um pedacinho desse clip em um filme chamado "juntos pelo acaso" onde um casal ta assistindo videos infantis...^^

Fernanda Duarte disse...

Não conhecia todos os trabalhos que você citou! Bacaníssima! O "Música de brinquedo" eu conheço, já escutei e acho uma fofura, especialmente a versão de "Rock and roll lullaby". Gosto muito também de uma coleção de disquinhos for babies: Beatles, Elton John etc. Ótima pedida para filhos de amigos que não o odiarão pelo presente! :-) Beijos musicais e sucesso!

Filipe Dias disse...

esse album tudo é legal, o pequeno cidadão

gosto muito da Sapo boi

kbritovb disse...

música infantil me lembra Rato meu querido Rato
ahahhahaha

Nivaldo Gomes Filho disse...

kkkkkkkkkkkk cara coloquei pra tocar aqui meu bebe veio doido ver o que era


parabens pelo blog


que o senhor te abençoe.

CAMILA de Araujo disse...

Adoro o Pequeno Cidadão do Arnaldo Antunes. Essa música é fofa e energética, uma das minhas faixas preferidas. Aquela "Futezinho na escola" me faz lembrar dos tempos de colégio em que pedaços de bolas de futebol à pedaços de copos de refrigerante serviam para os garotos disputarem uma partida de futebol no pátio.

http://www.papel40kg.com/

Luciana Martins disse...

Não conhecia não, mas adorei!!! Acho que minha sobrinha vai achar o mesmo!

Postar um comentário