A música latina de Julieta Venegas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ela já cantou com Lenine, Marisa Monte, Otto e Érika Martins*, estou falando da talentosíssima Julieta Venegas, que nasceu em território americano, mas passou toda sua infância em Tijuana (México), onde começou seus estudos musicais. Sua primeira turnê foi com o grupo Chantaje que combinava ska e reggae. Com 22 anos foi para a Cidade do México, onde combinou a composição para o teatro com música ao vivo, primeiro com a banda chamada Lula, posteriormente com La Milagrosa. Depois de fazer parte de dezenas de projetos, em 1996 ela assinou contrato com a BMG e no ano seguinte lançou o seu primeiro álbum solo, Aquí. O tempo que trabalhou o disco foi importante para a entrada no mercado europeu, na América Latina que fala espanhol e nos Estados Unidos.

É complicado falar de música latina no Brasil, visto que poucas pessoas conhecem os artistas latino-americanos, mesmo porque nossas mídias dão pouco destaque, exceto aqueles que já alcançaram sucesso global e conseguiram colocar seu nome no nosso mercado e suas músicas nas rádios a exemplo de Shakira, e do Julio Iglesias há um tempo, ou quando vira algum fenômeno da TV como foi o caso da banda RBD. O fato é que a música de língua espanhola tem pouco destaque aqui no Brasil, talvez a principal explicação possa estar na barreira linguística, poucos são aqueles que conseguem ultrapassar esse detalhe, Julieta com sua elegante irreverência é uma delas.

Conheci o trabalho de Julieta Venegas há pouco tempo, exatamente através de participações com artistas brasileiros. Ela é uma cantora versátil, toca vários instrumentos incluindo acordeom que tem presença marcante em algumas de suas canções, já foi vencedora do Grammy e dois Grammy Latino e ao longo de sua carreira, e já vendeu mais de 6,5 milhões de cópias no mundo inteiro.

Discografia:
1997 – Aquí (RCA International)
2000 – Bueninvento (BMG)
2003 – Sí (BMG) (CD+VCD) (CD+DVD)
2006 – Limón y Sal (Sony BMG) (CD+DVD)
2008 – MTV Unplugged Julieta Venegas (Sony BMG) (CD+DVD)
2010 - Otra Cosa (Sony International)

Dê um clique e ouça Me Voy



*clique, veja e ouça as participações especiais

Quando o canto é reza - Roberta Sá

terça-feira, 5 de outubro de 2010

“Quem não gosta de samba bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé”, já dizia a canção. Mesmo quem não aprecia o gênero a de concordar que não existe nada que represente tanto a brasilidade como o samba. Pois bem, uma das cantoras mais talentosas da nova música popular brasileira, a potiguar Roberta Sá, lançou no segundo semestre deste ano, o disco Quando o canto é reza, em parceria com o Trio Madeira Brasil. O trabalho trás treze canções de autoria do sambista baiano Roque Ferreira, que já foi gravado por grandes ícones da música nacional, como Clara Nunes, Maria Bethania, Alcione, Zeca Pagodinho, entre outros.

Depois dos excelentes discos “Braseiro” (2005) e “Que belo estranho dia para se ter alegria” (2007), o mais recente "Quando o canto é reza" não fugiu a regra dos anteriores em se tratando de qualidade, mas esse é especial por se tratar de uma homenagem a um grande sambista e por fincar de vez os pés de Roberta no samba. O disco mostra uma cantora ainda mais madura, firme, com uma voz impecável, límpida e deliciosa. Quando o canto é reza faz um passeio por ritmos musicais genuinamente brasileiros, como o samba carioca, o afoxé e o samba de roda. Vale destacar a nova versão de "Água da minha sede", conhecida na voz de Zeca Pagodinho, e a animadíssima "Cocada". Para quem já aprecia o gênero vale a pena buscar pelo álbum, para os que têm um pé atrás com o samba podem ouvir sem frescuras porque certamente serão encantados por esse trabalho. Depois não reclamem que está faltando coisa boa na música brasileira.

Canções:

1. Mandingo
2. Chita Fina
3. Zambiapungo
4. Cocada
5. Água da Minha Sede
6. Orixá de Frente
7. Água Doce
8. Menino
9. Tô Fora (com Moyses Marques)
10. Xirê
11. Marejada
12. A Mão do Amor
13. Festejo

Dê um clique abaixo e ouça Cocada