Música infantil inteligente e divertida

segunda-feira, 16 de maio de 2011
Engana-se quem pensa que música feita para crianças tem que ser boba, chata, “infantiloide”. Apesar do apelo ao universo infantil, ela pode ser agradável também para os adultos. Tem uma turma boa fazendo música de qualidade para o público mirim, Adriana Calcanhoto, por exemplo, com os seus Partimpim 1 e 2, mostra sua versatilidade com pinceladas de alegria e delicadeza em canções de grandes compositores da musica popular brasileira como Villa Lobos, Vinicius de Morais e João Gilberto. Essa é uma maneira leve e divertida das crianças serem apresentadas a artistas que são referências na nossa cultura.

Quem também entrou nessa vibe foram os cantores Arnaldo Antunes, Taciana Barros, o guitarrista Edgard Scandurra e o produtor Antonio Pinto que tiveram a idéia de fazer um trabalho conjunto voltado para o público infantil. O disco “Pequeno cidadão” apresenta canções que vão do pop ao rock, do forró a bossa nova, e conta ainda com a participação de seus filhos em algumas faixas. O álbum traz arranjos modernos para canções que falam de chupeta, lagartixa, e tudo mais que povoa o mundo das crianças, sem poupar o som das guitarras e bateria.

Outro trabalho bacana é o CD “Projeto Guri convida”, resultado de uma iniciativa social, o Projeto Guri, que ensina música de graça a 40 mil crianças em 301 cidades paulistas e tem o apoio do governo do Estado. O disco reuni vários artistas, Arnaldo Antunes, Fernando Catatau, Fernanda Takai, Rappin' Hood, Céu, Zélia Duncan, entre outros. Apesar de não ser um trabalho voltado exclusivamente para crianças, não deixa de carregar um brilho infantil nas composições para se fazer música para todas as idades. O “Música de brinquedo” lançado em 2010 pelo Pato Fu chama a atenção da mulecada para canções adultas tocadas com instrumentos de brinquedo.

Enfim, os pais podem respirar, ou melhor, ouvir aliviados boas canções e se divertir junto com seus filhos, sem aquela chatice de ver e ouvir o milésimo “Xuxa só para baixinhos”.


O rock underground da banda Ludov

segunda-feira, 2 de maio de 2011
Ser uma banda independente pode ter seu lado positivo, mas seguir pela cena underground não é nada fácil, principalmente porque muitos talentos ficam ocultos e têm o reconhecimento tardio do grande público. O Ludov é dessas bandas que se ouve falar pouquíssimas vezes, a maioria das pessoas acabam descobrindo por acaso. O trabalho da banda eu já conheço há algum tempo, seus clipes tocavam muito e ganharam alguns prêmios nos velhos e bons tempos da MTV, gostei do estilo deles desde a primeira vez que ouvi.

Recentemente a banda voltou a ganhar destaque por abrir os shows de Roxette em São Paulo. O sentimento nostálgico tomou conta de mim e resolvi falar um pouco deles por aqui. O Ludov lançou seu primeiro disco em 2005 “O Exercício das Pequenas Coisas”, pela Deckdisc. Apesar do sucesso de canções como “Princesa” e “Dois a Rodar”, o segundo álbum, “Disco Paralelo” de 2007, acabou sendo lançado pelo selo independente Mondo 77, e eles voltaram à cena underground. Esse álbum foi considerado por críticos e fãs o momento auge do Ludov, pelas canções maduras e a produção cuidadosa de Chico Neves (o mesmo de Skank, Paralamas do Sucesso, Los Hermanos, O Rappa). Em 2009 a banda lançou seu disco mais recente, “Caligrafia”, pela internet, mostrando mais uma vez que não precisam do suporte de uma grande gravadora para cultivar sua base de fãs e manter-se em evidência, graças à internet.

Além dos sofisticados vocais de Vanessa Krongold, a banda formada por Mauro Motoki (guitarra, voz, teclado e composições), Habacuque Lima (guitarra e composições), Eduardo Filomeno (baixo) e Vlad Rocha (bateria) executa muito bem suas funções. Para quem gosta de rock alternativo, para quem se cansou da mesmice, o Ludov é uma boa pedida. Das minhas canções favoritas estão “Estrelas”, "Princesa", “Kriptonita”, “Reprise”, e “Dois a rodar”. Podem ter certeza que o Ludov faz um rock tupiniquim de excelente qualidade, só lhes faltam mais oportunidade.



clique aqui para ouvir mais músicas do Ludov.