Os bons lançamentos de 2009

terça-feira, 5 de janeiro de 2010



O ano acabou e rendeu excelentes álbuns na música popular brasileira, 2009 foi um ano em que não parei de descobrir coisas novas e acompanhar meus artistas favoritos com seus novos lançamentos. Separei aqui uma pequena lista dos álbuns musicais que mais gostei e que foram destaque de crítica e de público no ano que passou.

“Pelo Sabor do Gesto” – Zélia Duncan

Zélia Duncan voltou com tudo em 2009, desde "Pré-Pós-Tudo-Bossa-Band" (2005) a cantora não lançava um CD de inéditas, antes ela havia passado pelos Mutantes e feito parceria com Simone no álbum “Amigo é Casa” (2008). “Pelo Sabor do Gesto” foi produzido por John Uhoa do Pato Fu e Beto Villares, e teve participações especiais de Fernanda Takai na faixa "Boas Razões" e Chico César em “Esporte Fino Confortável”. Vale destacar as faixas "Tudo Sobre Você", "Telhados de Paris", "Todos os Verbos" e "Sinto Encanto". Enfim, o CD é todo bom, são as 14 faixas mais prazerosas de se ouvir, foi o disco que mais gostei no ano que passou...

“Peixes, Pássaros, Pessoas” – Mariana Aydar

O segundo CD de Mariana Aydar também foi destaque no ano que passou, me viciei em suas músicas e sua voz, incansavelmente ouvia “Pras Bandas de Lá” uma das minhas favoritas. Nesse novo trabalho, o samba é o gênero dominante, vale destacar a canção “O Samba me Persegue”, um dueto pra lá de bom com Zeca Pagodinho. Outra participação bacana é a da cantora Mayra Andrade, na faixa “Beleza”. Infelizmente perdi o show que a cantora fez aqui em Salvador no Pelourinho em outubro, queria tanto ver, espero que esse ano possa ter outra oportunidade.

“Zii Zie” – Caetano Veloso

O novo álbum de Caetano Veloso lançado no inicio do ano repete a dose do seu trabalho anterior “Cê”, com uma pegada roqueira, porém um pouco mais leve e dinâmico que o anterior. Gosto muito das faixas “A Cor Amarela”, a mais pop do CD, mas vale destacar ainda “Perdeu” que abre o disco, "A Base de Guantánamo", "Menina da Ria", “Lapa”, entre outras.

“Vagarosa” – Céu

Confesso que esse novo trabalho de Céu não me empolgou na primeira “ouvida”, inicialmente achei meio lento, sem empolgação, ou melhor, vagaroso demais, mas essa era a intenção, criar canções e um clima intimista, só sei que acabei me rendendo a bela voz e as excelentes canções do álbum. Minha favorita é “Cangote” e “sonâmbulo”. Para finalizar o ano bem, fui ao show da turnê de “Vagarosa” aqui em Salvador. ADORO!

“Luz Negra – Ao Vivo” – Fernanda Takai

O que poderia não apresentar nenhuma novidade, acabou gerando uma deliciosa surpresa. Fernanda Takai lançou disco ao vivo com canções que extrapolam o repertorio de Nara Leão e trazem maravilhosas e emocionantes versões de clássicos da música brasileira e mundial, como “Sinha Pureza” ‘composição de Pinduca, que fez sucesso com Eliana Pittman, ”Ben” de Michael Jackson, a versão meio Bossa Nova de "Ordinary World" do grupo Duran Duran, e a "There Must Be An Angel", sucesso do Eurythmics.

REVELAÇÃO

Maria Gadú
Gente, ela é muito boa, com uma ótima voz, muita personalidade e excelentes canções. Apesar de seus 23 anos de idade já deu para se ter uma idéia de sua competência. Seu trabalho apesar de ser bem autoral, ela mostra bastante versatilidade em canções como "Ne Me Quitte Pas" que ganhou uma sonoridade diferente, parecida com um tango, e a canção de Kelly Key ,“Baba”, que ganhou um ar intimista, bem diferente da original.

0 comentários:

Postar um comentário