Um ano de blog e muitos agradecimentos

terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Hoje o Todos os Ouvidos não irá falar sobre nenhuma música, nem um gênero musical ou artista, hoje a postagem é especial, é de agradecimento a todos aqueles que acompanham o blog, principalmente os que participam com suas opiniões desde sua criação. Muito foi feito nesse tempo, os assuntos se ampliaram, o visual mudou, mas a intenção continua a mesma, discutir música seja qual for o gênero, país de origem, ou o gosto musical do leitor, o importante aqui é ser um espaço para discussão. O blog Todos os Ouvidos completou um ano de existência no mês de novembro, foram muitas postagens sobre o universo musical e muitos foram os comentários bacanas. E alguns deles me impulsionaram a continuar escrevendo, pesquisar coisas legais que pudessem ser interessantes para o leitor.

O começo foi tímido, sem muita divulgação, mas foi evoluindo graças ao retorno de vocês. Agradeço aos 130 seguidores que se identificam e curtem o blog, aos curiosos que leram algum texto que lhes chamou atenção ou apenas visitaram, e especialmente aqueles que me surpreende a cada comentário com opiniões e sugestões valiosas, a exemplo de Grabriel Pozzi (songsweetsong.blogspot.com); Sandro (estacaoprimeiradosamba.blogspot.com); Nicelle Almeida (nicellealmeida.blogspot.com); Mikael Moraes (mikaelmoraes.blogspot.com); Felipe Matula (feriasdopresidente.blogspot.com); Tatiana (coracaoonline.blogspot.com); Daniel (esteticamusical.blogspot.com), suas páginas já se tornaram leitura obrigatória.

Enfim, mais uma vez muito obrigado a todos, e como tudo aqui termina em música, aproveito o clima natalino e deixo o vídeo feito pelo Pato Fu especialmente para o Fantástico. É bem legal, divirtam-se! E para quem deseja ler o primeiro post do blog, é só clicar aqui!



Feliz natal a todos!

A brincadeira que deu certo, Pato Fu - Música de Brinquedo ao vivo

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Finalmente a banda Pato Fu voltou a Salvador, e dessa vez trazendo a turnê Música de Brinquedo do seu mais recente álbum, no qual, as canções foram todas gravadas com instrumentos de brinquedo ou miniaturas. O show aconteceu na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, no último dia 27, e levaram fãs, admiradores e baixinhos a uma experiência divertida e surpreendente.

Em postagens anteriores já havia falado do disco, da recepção pelos fãs, e agora vou falar sobre o show. Estava super ansioso e curioso para conferir de perto o resultado desse trabalho no palco, se já é difícil gravar um disco todo com instrumentos de brinquedo, imagine então levá-lo para os palcos sem nenhum playback ou qualquer artifício que possa maquiar as imperfeições sonoras. A primeira coisa que você pensa ao ver o palco lotado de brinquedos e mini instrumentos é: “esse negócio não vai dar certo”, capaz de ficar tenso em alguns momentos, imaginando se algum “instrumento” irá quebrar ou acabar a pilha, mas o trabalho é muito bem orquestrado e acaba saindo tudo nos conformes, além de ser muito prazeroso de se ver e ouvir.

A presença dos bonecos do Giramundo trás mais encantamento ao espetáculo e seduz o público logo de cara. Os bonequinhos interagem o tempo todo fazendo a participação que no disco são das crianças, tornando a atmosfera do show ainda mais lúdica. Primavera, sucesso conhecido na voz de Tim Maia, abre a apresentação soando bem parecida com a versão do disco. Em Frevo mulher, um lápis “elétrico” e zoadento faz o papel da sanfona, enquanto um dos bonecos toca zabumba e o outro usa uma cabeleira azul ao invés de vermelha, contrariando o que diz a letra da canção de Zé Ramalho. Outro bom momento é quando os bonecos surgem com os cabelos encaracolados representando as "cucas maravilhosas", pregando a mensagem humanista em Todos estão surdos, sucesso de Erasmo e Roberto Carlos, já em Live and let die, Fernanda Takai leva o público ao delírio estourando foguetes de papeis picados. Mas, as brincadeiras não param por aí, Xande Tamieti (baterista) não se contentando com sua mini bateria, usa um pogobol, aquele brinquedo de pula-pula que já fez muita criança se espatifar no chão, e um João-bobo, que faz parte do cenário, como instrumentos de percussão em Perdendo dentes e Sobre o tempo, hits antigos do Pato Fu, mostrando que eles também sabem brincar com o próprio repertório.

O momento mais intimista do show veio no bis, quando Fernanda cantou Love me tender executando tibres de uma caixinha de música. Logo em seguida o público vibrou com Made in japan, empolgando os fãs mais antigos da banda. No encerramento e em tom bem descontraído tocaram um trecho de Bohemian Rhapsody, do Queen, uma cena apoteótica. Vale destacar as figuras que estavam na platéia, além dos fãs e apreciadores, várias crianças com os pais, tinha uma que parecia ter uns quatro anos e estava vestida de boneca Emilia, coisa mais fofa. Enfim, esse é sem dúvida um show muito divertido, e o Pato Fu provou que essa brincadeira musical deu super certo nos palcos, para a felicidade de adultos e crianças.

Veja abaixo o video* de Live and let die


*crédito: Eron Leal