Os melhores de 2011 - Top 10 Nacional

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Para quem acha que a música brasileira está em crise, realmente não tem percorrido os lugares certos. O ano de 2011 foi marcado por grandes lançamentos. Veteranos e novatos destacaram-se na cena musical com discos bem bacanas, alguns foram destaques nas listas dos melhores do ano em diversos blogs de música, rádios e revistas especializadas. O Todos os Ouvidos se baseia em algumas dessas indicações e monta sua própria lista, servindo também como uma recomendação aos leitores do blog. 

Segue abaixo os 10 melhores álbuns nacionais de 2011:


10. Mallu Magalhães - Pitanga
Apesar de ter certa resistência a Mallu Magalhães, dessa vez ela me surpreendeu verdadeiramente. Pitanga é um disco envolvente, leve, gostoso e cheio de amor. O álbum revela novas facetas da cantora, que dessa vez dá mais destaque a bossa nova, MPB e a surf music. O folk aparece com menos frequencia, e os temas juvenis, característicos dos trabalhos anteriores, dão lugar ao romantismo. O álbum tem um toque todo especial de Marcelo Camelo que assinou a produção. Destaque para as músicas "Velha e Louca", "Sambinha bom", "Youhuhu".


9. Los Porongas – O Segundo Depois do Silêncio
Grupo acreano, pouco conhecido pelo público, lançou seu segundo disco e se destacou entre a crítica. Difícil encontrar essa preciosidade, mesmo para quem vive garimpando novidades por aí. Com 12 faixas, uma produzida em parceria com Dado Villa-Lobos (Legião Urbana) “Sangue Novo”. O álbum explora novas sonoridades, instrumentos como metais, viola caipira e piano, além de participações especiais, como Hélio Flanders (Vanguart) e Maurício Pereira (ex-Mulhers Negras). Uma maravilha para os ouvidos. Destaques: "Fortaleza", "Desordem (Time Out)", "A Verdade".

8. Cícero – Canções de Apartamento
Álbum de melodias e letras delicadas. Uma bossa nova repaginada com um repertório repleto de boas referências da MPB. Um bom início de carreira para um artista talentoso. Comece ouvindo "Tempo de Pipa" e viaje nas letras e sonoridade desse disco envolvente.
7. Chico Buarque – Chico
Álbum ansiosamente aguardo que não agradou a todos, esperava-se algo mais. O disco está disposto em dez faixas correspondendo a apenas trinta minutos de música, o que gera um pouco de frustração nos fãs. Porém, Chico optou pela simplicidade e uma aura intimista nesse novo trabalho, deixando de lado letras muito longas. A temática é relativamente pessoal. Destaques para "Essa Pequena", "Meu Querido Diário".

6. Marisa Monte – O Que Você Quer Saber de Verdade
O aguardadíssimo oitavo disco de Marisa Monte chegou exaltando a felicidade e o amor. Alguns fãs e críticos se frustraram por terem considerado um disco fraco, simples e convencional demais, principalmente se comparado aos seus trabalhos anteriores “Infinito Particular” e “Universo ao Meu Redor” (2006) . Mas, o grande mérito do álbum é exatamente esse, a simplicidade. A cantora parece cantar de forma livre e sem pretensões. A proposta é exaltar o romantismo e a felicidade, como em "Amar Alguém",  "Seja Feliz", "O que Você quer Saber de Verdade".

5. Lenine – Chão
Sou suspeito ao falar de Lenine, que é um artista que adoro e considero dos mais criativos da música brasileira. O novo álbum do cantor aposta no experimentalismo, mas sem exageros. Todas as canções são molduradas pela captação de ruídos e sons naturais, como em "Se não for Amor, Eu Cegue" conduzida por batimentos cardíacos e ruídos de respiração, "Uma Canção e Só" ouvi-se o apito de uma chaleira, em "Malvadeza" percebe-se o barulhinho de cigarras, ou em "Envergo, mas não Quebro" o som de motosserra e a derrubada de uma árvore.  Em apenas 28 minutos de música, Lenine transmite uma sensação de acolhimento profundo e ímpar. 


4. Mariana Aydar – Cavaleiro Selvagem Aqui te Sigo
Diferentemente do ensolarado “Peixes, pássaros, pessoas” (2009), nesse novo disco Mariana se distancia do samba trazendo um repertório mais diversificado. O Jazz, tango, carimbo e forró, são alguns dos ritmos explorados. A diversidade pode ser justificada pela contribuição do baiano Letieres Leite, fundador da Orquestra Rumpilezz, e que coproduziu o disco. Com poucas faixas autorais, o álbum é basicamente constituído de regravações, que por sinal são ótimas. Destaque para Nine Out of Ten”, de Caetano Veloso, gravada no disco Transa, de 1972 e "Vai Vadiar", conhecida na voz de Zeca Pagodinho. 


3. Criolo – Nó na Orelha
Não entendo muito de rap ou hip hop, mas não tinha como ficar indiferente a um artista que foi o destaque do ano, tanto por estar presente em diversas listas de melhores álbuns de 2011 como pelos prêmios adquiridos no VMB. A audição de Nó na Orelha foi uma experiência maravilhosa. O álbum extrapola qualquer tipo de rótulo ficando difícil classificá-lo. É muito mais que um disco de rap. Destaque para as canções "Bogotá",  "Não existe amor em SP"



2. Karina Buhr – Longe de Onde
Karina nos encanta pela sua delicadeza e acidez. Um disco cheio de vibração e uma estética impecável. Mais informações no post “Karina Buhr me dá asas!”



1. Gal Costa – Recanto
O sangue tropicalista ainda corre em suas veias. Gal Costa apresenta um álbum experimental, inovador, ousado e totalmente imprevisível. Sob a batuta de Caetano Veloso, responsável por todas as composições e que também assina a produção do disco, Gal usa sua voz inconfundível em arranjos eletrônicos. Com uma parceria dessas e com um disco fora do comum, o Todos os Ouvidos elege Recanto o disco do ano. Destaque para "Neguinho", "Miame Maculelê", "Autotune Auterotico", "Recanto Escuro", "Mansidão". 

48 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da sua lista :)

***
Escrevo pro: http://cafedefita.blogspot.com/
(Patrícia Araújo - Colaboradora)

T. disse...

Chico Buarque, lembro que comprei o cd pela internet, para poder ver as músicas no site... Que delícia de cd.
Lenine, fui no show dele em 2011, assim como fui no show do Paralamas do Sucesso e do Zé Ramalho. Boas músicas. Músicas de verdade.
Eu amo.

felipe leon schosler disse...

Chico Buarque e Lenine são meus preferidos , graças a Deus o cenário musical não se resume a Luan Santana , Restart e outras coisitas más rsrsrsrs
http://fleonandthecity.blogspot.com/

Denise Dias disse...

que delícia esse top 10!
=]
amo todos esses,
com uma paixão maior por Cícero claro *--*

excelente gosto
:)

começando agora,
passa por aki se der
:)
http://sobretomasj.blogspot.com/

bjo

Nath, disse...

Não gostei de nenhum da lista.
Sou normal? hahaha :/
http://seilaasvezesirrita.blogspot.com/2012/01/sobre-realidade.html

Unknown disse...

Gostei só do Criolo e Chico Buarque....


http://www.skinnysfromhell.co.cc

Rejane Ferreira disse...

Gostei do post, deu pra conhecer artistas que nunca tinha ouvido falar, legal essa atitude sua, a música nacional muitas vezes é tão desvalorizada, né?

Abraços! =)

Me visita? http://rejane-ferreira.blogspot.com/

Unknown disse...

Gostei do da Malu Magalhaes, no começo nao gostava, mas passei a gostar..

http://thelovelily.blogspot.com/

BlogMaster disse...

Dessa lista eu conheço apenas 4: Chico, Marisa, Lenine e Gal. Só que eles não fazem muito meu estilo de música não, mas eu sei que eles tem fãs espalhados por todo o Brasil.

http://futeblog-blogmaster.blogspot.com/

Tati disse...

Eu também não resisti e fiz meu TOP 11 [misturando nacional e internacional] e compartilhamos o álbum do Chico e da Marisa Monte! São álbuns fantásticos!

Twister disse...

Nao escuto nenhum, mas beleza

OS MANOS LOUCOS
.
http://os-manos-loucos.blogspot.com/

Fernando disse...

Olá
Gosto muito de música e de rankings rs
E um blog que fala de música é bom pois nos atualiza com o que tem de melhor na nossa música.
E isto é raro.
Grande abraço.
valewwwwww

Lucas Adonai disse...

Belo top 10 ^^

Unknown disse...

Nenhum para mim kkkk

Jacqueline disse...

Gostei desse top 10.Parabéns pelo blog!

Unknown disse...

A música brasileira está um pouco em declínio.

http://www.skinnysfromhell.co.cc/

@qFernando disse...

REalmente a musica brasileira não está nada em crise, o que acontece é que as radios e tv não divulgam o lado bom... a internet tá aí pra isso, e a Marisa Monte esse ano fez uma ótima divulgação do trabalho dela nas redes sociais, ouvi por causa da divulgação dela no Google+ inclusive, Criolo foi O Nome de 2011 por mais batido que já estaja falar isso, mas noss,o album dele é mto bom tmb.. e outro que eu ouvi bastante esse ano mas é de 2010 foi o da Tulipa Ruiz, outra super revelação "As vezes" é uma musica excelente que dá até pena não tocar em radios e trilhas de novelas, pq tinha mto potencial pra isso... parabéns pelo post, e pelo blog, primeira vez aki e estou seguindo, pq tmb sou uma que Ama musica e ama ranking's ahuahauha

M.alves disse...

Muito boas essa coleções, parabéns pelo post, se puder passa lá!

www.tecknews.co.cc

palavras ao vento disse...

não curto...essas coleções...mas interessante o blog...

N. Medeiros disse...

de todos, prefiro marisa monte!
vim retribuir uma visitinha *-*
estou seguindo, retribui?
www.deebooa.blogspot.com

@lucasandresep disse...

As músicas do crioulo são boas!

Jajá disse...

um chuva de bom gosto musical...é raro ver alguem citar sobre a boa música brasileira... infelizmente a grande mídia só dá valor a porcarias...

gostei dessa seleção, só nao curto muito o "Criolo – Nó na Orelha" acho q é pq nao gosto de hip hop...

seguindo vc!

www.jaylsonbatysta.blogspot.com

KGeo disse...

eu no passado n escultei nenhum deles

Vane disse...

Adorei o TOP 10 Nacional. O Brasil tem cantores excelentes. Precisamos valorizar mais a música brasileira.
http://filhosavida.blogspot.com/

Igor Pinheiro disse...

Sei que podem me xingar, mas minha favorita da lista é Malu Magalhães!!!

Junior Fernandes disse...

Pra mim está faltando o cd de Marcelo Jeneci. Mas Gal Costa e Marisa Monte representam muito bem o que ouvi em 2011. Abraço rapaz!

Junior Fernandes disse...

by http://equilibrionecessario.blogspot.com

Anônimo disse...

Que beleza de Blog meu amigo,é muito bom estar bem informado,Parabéns.-Um abraço e fica com DEUS.

Inacio Martinelli disse...

O CD do Cícero e do Criolo são muito bons mesmo. E curti a nova pegada das músicas da Gal com produção do Caetano. O uso dos sintetizadores e dj deram uma modernizada na música.
Eles tavam precisando pra se adaptar aos jovens de hoje.

Tenho um blog de música também. Com foco em bandas independentes, pricipalmente lá de fora. Depois dá uma olhada.

alwayslouder.wordpress.com

Anônimo disse...

Gal e Criolo.

Ouço muito.

Aplausos.

Rafael Filho disse...

Não curto música nacional, o único que me agradou na lista foi Lenine hehe

Caroline disse...

No meio de um monte de porcária que fez sucesso no ano que passou, é bom ouvir músicas com conteúdo realmente bom.
Amo o Chico Buarque.


Um bom fim de semana para ti querido!
Um abraços,
Caroline Prado.
( http://carolsprado.blogspot.com/ )

Kamylla Silva disse...

Acho que faço parte do time que não tá andando pelos lugares certos, hahaha. Vou atrás de algumas das tuas indicações. Obrigada. :)

:*

http://hey-london.net

Herlene Santos disse...

Adorei seu blog :) Pois é organizado e tem bom conteúdo. Parabéns! E desta lista ai, curto mesmo é Chico Buarque e Lenine ;)

http://ahoradevirarborboleta.blogspot.com/

Unknown disse...

legal a lista....



http://www.skinnysfromhell.co.cc

Anônimo disse...

olá Vi o link de seu blog na comunidade
• Blogger Blogspot Divulgação

Estou te seguindo se puder me seguir de volta ficaria muita grata!
obrigada

http://memoriasdefigliaperduta.blogspot.com/

palavras ao vento disse...

interessante a lista...

Priscilla Fernandes disse...

Adoroooo!! sempre tento ouvir a nossa música, q está cheia de talentos.
Sucesso
Pri
htp://mmdesaltoalto.blogspot.com

Gabriel Pozzi disse...

olá grande Ítalo!
pois é rapaz, como vc disse, temos dois albuns em comum no top dos nacionais, do Los Porongas e Cícero! como vc viu no meu post, chamei uma amiga que gosta muito de musica brasileira pra criar aquela lista, pois ainda me considero leigo, mas prometo que farei isso mudar em 2012 (hahaha), apesar de ainda ter em vista chama-la pra compor as listas, quero estar mais por dentro, conhecer mais o que temos no nosso país... muita coisa famosa é ruim, mas muita coisa escondida é maravilhosa!

ah, um bom início é sua lista, claro! com certeza uma garantia de qualidade se elas estão aqui! hahaha :)

abraços, rapaz!!

ps: ano passado eu fiquei ouvindo Canções de Apartamento toda hora, as músicas do Cícero são incríveis... foi uma das coisas que me fez pensar que preciso estar por dentro das nacionais em 2012!

Laiane disse...

Concordo em gênero, número e grau! Uma colega da faculdade, vez ou outra, me chama de 'Policarpa' porque eu nunca sei nada dos artistas/grupos estrangeiros q ela tanto ouve. Mas eu não sou xenófoba! É q tem tanta coisa aqui... é uma questão de preferência. Enquanto ela sabe tudo quanto é letra de música em inglês, eu tô mais interessada em encontrar os bons trabalhos q estão sendo desenvolvidos por aqui.
2011 foi mesmo um ano de descobertas! Conheci e trouxe p/ minha playlist as cantoras Tiê e Roberta Campos, os grupos Barbatuques, Maglore, Scambo, Mula Manca e a Fabulosa Figura, Bayana System, Sertanília e G.R.A.Ve. Sei q ainda há muito para se conhecer, e eu tô empolgadíssima!
E vc, conhece algum desses q citei?

Um abraço,

Lai do http://um-dedinho-de-prosa.blogspot.com/

;)

Anônimo disse...

Ótimas escolhas para compor a lista.
Na minha opinião os três melhores
- Mallu,
- Marisa, e
- Chico.

http://mundofabulosodamia.blogspot.com

Marco disse...

não é meu estilo

http://rocknrollpost.blogspot.com/

Unknown disse...

legal.

Fábio Flora disse...

Essa lista só prova o quão diversa, rica é nossa música. Nem só de Michel Teló vive nosso ouvido verde-e-amarelo.

Abraços e sucesso com o blog!

Unknown disse...

a musica brasileira no meu ponto de vista nunca
esteve em crise,cada dia que passa ela cresce muito tanto aqui no brasil quanto no mundo isso é
inegável.

Gyzelle Góes disse...

Achei essa lista de muito bom gosto, até me espantei de que a Mallu esteja na primeira colocação... gosto dela mas não pensei que conseguiria. Ah, abri um sorriso grande em saber que chico está na lista.

~ Starseed ~ disse...

Olha a Gal!
Tá de parabéns. Os anos passam e ela continua arrasando.

Carolina Lima disse...

Gostei de Criolo no meio, Malu com o novo cd e Chico Buarque. :D
http://oicarolina.wordpress.com/

Postar um comentário