Bicicletas, bolos e outras alegrias - Vanessa da Mata

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Primeira postagem do ano, já estava com saudades desse cantinho. Vou iniciar falando do novo disco de Vanessa da Mata - Bicicletas, bolos e outras alegrias, que foi lançado em novembro do ano passado. Esse novo trabalho apresenta uma cantora muito mais intimista, delicada e as canções carregam uma variedade sonora bacana sem perder a unidade. O quarto álbum da carreira de Vanessa foi lançado por seu próprio selo, Jabuticaba, em parceria com a Sony Music e patrocinada pela Natura. O disco foi produzido por Kassin, que já trabalhou com Los Hermanos e Caetano Veloso, tendo só canções inéditas, incluindo participação de Gilberto Gil na faixa Quando amanhecer.

Sem dúvida esse novo álbum vem inspirado, esbanjando delicadeza e romantismo, há também crítica bem humorada em algumas canções como em Fiu fiu, que faz uma abordagem sobre a luta das mulheres contra a balança, para agradar amigas e inimigas, e em Bolsa de grife, uma crítica a sociedade exageradamente consumista dos tempos atuais, emoldurada sobre um arranjo que lembra bem Os Mutantes. O lado pop se vê logo na abertura do disco em O tal casal, hit radiofônico, um chicletinho agradável, mostrando que Vanessa sabe fazer música de apelo massivo de alto nível e bom gosto. A cantora exala romantismo em Te amo soando quase cafona brincando com os clichês da paixão, as faixas Meu aniversário e Bicicletas, bolos e outras alegrias (que dá nome ao disco) é uma farra só, uma celebração as coisas simples e belas da vida. Destaque também para a belíssima, As palavras, a melhor do disco.

Enfim, Bicicletas, bolos e outras alegrias confirma o talento de Vanessa da Mata com seu ecletismo, sem fazer mal a crítica e ao público. A variedade de ritmos, arranjos simples outros sofisticados, juntamente com sua talentosa banda conseguem traduzir bem as melodias e o sentimento contido nas canções. Romantismo (O Tal Casal, Te Amo), critica o consumismo e as aparências (Bolsa de Grife, Fiu fiu) e a celebração a alegria (Meu aniversário), ditam a personalidade do disco e mostra uma cantora bem resolvida com seu estilo. Um bom lançamento do ano que passou.

Aperte o play e ouça "fiu fiu":

49 comentários:

Ingo disse...

Não escuto Vanessa da Mata
Mas devo dizer que é voz dela é linda
E que tem um talento e tanto.

Parabens pelo blog
passa lá
http://celtasim-h.blogspot.com/

Francisco Saldanha disse...

Nossa cara sou muito fã da Vanessa da Mata.este último cd dela tá uma delícia de se escutar.Ela cantando com o Gil ficou muito lindo..sou de Fortaleza e sábado dia 15/01 tem show dela aqui estarei lá....abraço e muito bom seu blog.

www.pospretudo.blogspot.com

bahianetturismo disse...

Bela Mulher , sou fã dela , gosto de ouvir os CDS dela .

Mt massa o BLOG cara .

Vizita lá > http://atlasneiva.blogspot.com/
ajuda em Clicks nos Anuncios .

Felipe Matula disse...

Gostei, ela usou uns instrumentos diferentes que dão uma sonoridade bem peculiar a música!!!

Alessandra Sousa disse...

Nada melhor que a Diva... Vanessa arrasa

Acesse: http://changefeeling.blogspot.com/

Bernard Teixeira disse...

Conheço bem pouco o trabalho dela. No entanto, sei o quão musical é esta artista! Voz linda, composições favoráveis e harmonias que legitimam a qualidade da MPB.
Vou ouviu em breve o novo disco da Vanessa!

Blog bem bacana, meu camarada!
O meu é o PlumuArte - Poesia em construção. Se puder e quiser entrar, o link é este: http://plumuarte.blogspot.com/

Grande abraço, até!

Arthur Miná disse...

Conheço pouco do trabalho da Vanessa, mas o pouco que eu conheço já me encanta. Parabéns pela abordagem boa, e leve que você fez do álbum, fiquei curioso!

Até!

Rof disse...

Excelente álbum, escuto ao menos uma vez por semana.

Forte abraço.

Samir disse...

Bom post, a Vanessa da mta é um talento da nova geração, belas composições.

Unknown disse...

a Vanessa é show de bola!!!

vi seu blog lá na comunidade do orkut

http://seenovidadeeuquero.blogspot.com

Lucas disse...

Não gosto muito do estilo de música dela mas tenho que admitir que é uma ótima cantora.

jakared disse...

gosto das musicas da vanessa, mas ja vi e li algumas entrevistaas com ela, e ela sempre me da uma impressão de arrogante e algumas vezes da umas respostas meio mongoloide hahaha, bom qualquer hora eu dá uma olhada nesse album dela, valeu.

Nicelle Almeida disse...

Ela é super talentosa e a cada novo album surpreende =D

Adorei o post, meu caro.

Um forte abraço!

www.nicellealmeida.blogspot.com

Unknown disse...

excelente album, como sempre ela vem com ótimas músicas.

Polyana Oliveira disse...

Vanessa da Mata! Adorooo

Higor Dourado disse...

Ain.. que legal..interessei.. baixarei o disco aqui..
Gostei do blog..
visite o meu depois...
www.estena.com.br

Love disse...

Adoro ela, este álbum está muito bom!
Que bom ver um blog que tem post de música boa, ao invés de restart :T
SUUSHAHSUHHGSYG

El Arretado disse...

Diva ! uma das melhores do Brasil,
passa lá http://elarretado.blogspot.com/

Anônimo disse...

Conheço o disco e é muito bom mesmo. Só reafirma o talento dela, que merece destaque sempre.
Ótimo artigo!

Nina Aubasi disse...

Eu ADORO a Vanessa da Mata !
Vou ver se acho o CD pra baixar ;)

Unknown disse...

Não sabia que ela estava com trabalho novo
gostei bastante da musica,
adooroo ela

:)

Pobre esponja disse...

Das poucas cantoras da MPB que não estão atoladas nos anos 50. Gosto muito.
O nome desse CD é dos mais criativos que vi nos últimos tempos.

bj
Pobre Esponja

Uno Postal disse...

Cara, seu blog é muito legal. Também trabalho com um pouco de cultura na faculdade. Meu blog tem finalidade jornalística. Faça uma visita, deixe seu comentário e se gostar siga.

http://duo-postal.blogspot.com

Unknown disse...

Vanessa da Mata eu amo muito, essa música faz lembrar a infância, sábado 15/01 ela vai está no Ceará.

Mayara e Bruno disse...

Ela é linda e tão talentosa. A voz dela então *-* adoro. Parabéns pelo blog :)

Manu Viana disse...

Ah eu gostei da musica, muito bom gosto..
to te seguindo.. me segue?

Alex Azevedo Dias disse...

Essa é uma revelação sensacional! Mas não estou me referindo à cantora, que é indiscutivelmente talentosa. Estou associando essa revelação à sua postagem! Seu blog informativo e parcimonioso, é uma revelação inequívoca no universo blogueiro! Parabéns! Abraços...

André Poerschke Vieira disse...

gosto da vibe dela. Não sou um fã assíduo, mas quando está tocando algo dela eu paro para escutar e apreciar

http://umdiaentenderei.blogspot.com/

Victor Von Serran disse...

Baixei as musicas e amei"quem ira nos defender"...
agradeço pelo comentario muito pertinente.

volte quando quiser que sera bem vindo.....vou seguir tambem !

http://universovonserran.blogspot.com/
blog premiado - indicado pelo jornal destak
sigo e comento quem seguir e comentar

Renan Leal disse...

SOU fã DE VANESSA...
ESCUTA MINHA MÚSICA, FAZ UM POST SOBRE ELA... RS...

http://www.youtube.com/watch?v=GTP0KOHpiTA

Unknown disse...

Não sou muito chegada na Vanessa da Mata, mas é sempre bom saber, né? rs

Wallace disse...

Não sou fã, mas Vanessa tem uma voz tão linda, me traz lembranças muito boas

Iarinha disse...

EU GOSTO DA VANESSA E ESSE ALBUM TA UMA DELICIA DE CURTIR!
BEIJO

Paulo Cesar PC disse...

Sou completamente fã dela. É uma das mais gratas revelações da nossa música. Dona de um grande talento!

Anônimo disse...

Adooro ela e as musicas, maas ainda nao tive a oportunidade de escutar esse novo CD, aliás fiquei com uma vontade de ouvir as musicas dela agora hehe..
Aaah, parabenss pelo Bloog tá mtuu bom!

Lucas Adonai disse...

Apesar da boa voz dela, eu nao escuto muuito.

Macaco Pipi disse...

ELA CANTA BEM
MAS NEM GOSTO DAS LETRAS!
A VOZ É BOA!

Unknown disse...

Não sou fã de carterinha da Vanessa, mas por incrível que pareça tenho uma música dela que serviu como inspiração e música casal do meu ex.
"Nossa música"
Muito linda. ^^
Seguindo.

Autora da História disse...

Muito bom o seu blog!

Anônimo disse...

Deu vontade de ouvir o CD tooooddddooooo!!!!

Adorei seu Blog!!!

Te seguindo!

Echidellanima.blogapot.com

pris disse...

showwww !! amanha tem show do ben harper aqui na praia q eu moro, so vai faltar a Vanessa pra fechar com chave de ouro, mandando "Good look" com ele ;) :)

pris disse...

luck kkkkkk

Anônimo disse...

Está aí uma artista que vale a pena tirar um tempo para conferir...

Dddc disse...

Amo Vanessa, sua voz é literalmente música para os meus ouvidos.. rsrs

belo post

indivídua disse...

gosto muito da vanessa. ela foi para o "mainstream" sem deixar de ser ela, sem falar na voz de veludo

Erich Pontoldio disse...

Não é o tipo de música que está no meu IPOD mas acho as letras muito ricas

Macaco Pipi disse...

MACACOS, PIRULITOS E GRACEJOS
GRASSEJOS
GRAÇEJOS
GRANEIROS

Anônimo disse...

Adorei o seu blog. Vim ler um post pelo menos e li quatro ! rsrsrsrs ... sou da comu do Orkut ! então, sou super fã da Vanessa, esse CD dela está ótimo ! o grande destaque em minha opinião é "te amo" que consegue ser simples, belo e totalmente tocante ! Fazendo referecia ao "beijo" de klimt, com um refrão tão pequeno, que é a repetição de "te amo", mas que ao memso tempo é lindo ! Parabéns pelo Blog ! quando puder aparece lá no meu : http://reflexoesdeumamenteinquieta.wordpress.com um abraço !

Marília Tasso disse...

Admiro o som que ela faz, mas não escuto, não tenho paciência...
http://pitadadecinema.blogspot.com.br/

Postar um comentário