Alegria, alegria! Caetano Veloso faz 70 anos

quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Terça-feira (07), um dos músicos mais importantes da história da música brasileira - Caetano Veloso - completou 70 anos. Mesmo não querendo fazer da data um evento, o dia foi marcado por várias homenagens, por parte dos fãs, nas redes sociais e, além disso, o cantor ganhou um disco tributo. O álbum intitulado "A Tribute to Caetano Veloso", que já começou a ser distribuído pela gravadora Universal, é uma verdadeira homenagem ao artista. Músicos nacionais e internacionais se revezam na interpretação das suas canções mais importantes. Entre os convidados estão o uruguaio Jorge Drexler "Fora da Ordem", o espanhol Miguel Poveda "Força Estranha", a cantora portuguesa Ana Moura "Janelas Abertas nº 2", o americano Beck "Michelangelo Antonioni", a banda londrina The Magic Numbers "You don"t know Me" e Chrissie Hynde "The Empty Boat". Marcelo Camelo, interpreta "É de Manhã", Seu Jorge, com "Peter Gast", Os Mutantes, com "London, London", e Mariana Aydar, com "Araçá Azul".

Nascido no dia 7 de agosto de 1942 em Santo Amaro da Purificação, no interior da Bahia, Caetano Veloso foi um dos idealizadores do Tropicalismo que provocou mudanças profundas na estrutura da música brasileira. E como todo movimento de vanguarda recebeu críticas, não sendo bem recebido pelos conservadores de plantão. Estrelou também o show dos Doces Bárbaros em parceria com Gilberto Gil, Maria Betânia e Gal Costa, o disco homônimo de 1976 é considerado um dos melhores trabalhos da música nacional de todos os tempos. Durante a ditadura ele foi acusado de subversão, foi obrigado a se exilar em Londres, mas não deixou de compor. Ainda no exílio lançou “Transa” (1972), um dos seus discos mais cultuados. Recentemente, ele assinou todas as faixas do novo disco de Gal Costa, “Recanto”, além de produzir o show. E promete, ainda para esse ano, um novo disco de inéditas com a banda Cê. O aniversariente é Caetano, mas quem recebe o presente somos nós, os fãs.

Ouça Eclipse Oculto na voz de Céu :

20 comentários:

Henrique disse...

Caetano merece todas as homenagens, é um cara que está com certeza marcado na história da música brasileira. Se puder, visite:

http://bolanooctogono.blogspot.com.br/

Fernando disse...

Nossa como o tempo passa né, nem parece que ele completou 70 anos. E continua fazendo história.

gde abrssss
fernando
http://fernopinari.blogspot.com.br/

Marília Tasso disse...

Não sou uma grande fã de Caetano, gosto de algumas músicas apenas, mas é evidente a grandeza de seu trabalho para a música nacional.
http://pitadadecinema.blogspot.com.br

Camila Lyra disse...

Caetano sem dúvida é um dos melhores cantores da música nacional, tem uma música que ele canta (quem compôs ela foi o peninha mas o caetano canta) que me marcou e marca muito que é ''sozinho'' tentei escutar outras versões mas a dele, com certeza é a melhor! estou seguindo o blog,
abraço, camila

http://blogadoravelparanoia.blogspot.com.br/

Marco disse...

não gosto das músicas dele

Michelly Melo disse...

Não gosto muito das músicas dele. Mas não dá para negar que ele tem muito talento!

Beijos,
Mih.

Kamylla Silva disse...

Soube que o Caetano estava de aniversário, mas não fazia idéia de que tinham lançado um tributo ao trabalho dele! Vou ver se encontro algumas faixas pra escutar na internet. :)

:*

http://hey-london.net

KGeo disse...

não gosto muito das musicas dele

Unknown disse...

É recente minha admiração por Caetano Veloso (de certa forma, lamento o atraso). Entre suas composições viajo com “Alegria, Alegria”:

“Caminhando contra o vento
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou...”

Anônimo disse...

Na boa,não sei que graça tem esse cara.

Manfio disse...

Não sou grande conhecedor do trabalho do Caetano, mas o pouco que conheço gosto bastante. É digno de toda e qualquer homenagem que receber, um cara que marcou seu nome na história da música nacional.

Unknown disse...

Já há algum longo tempo de estrada e continua á toda...super criativo e sempre caminhando...é isso aí ... Caetano é uma das nossas pérolas raras!!! Parabéns pelo post!!!

http://alternativassonoras.blogspot.com.br/2012/08/musica-pra-pegar-o-lencinho.html

Unknown disse...

Parabéns para Caetano, ele merece...

http://wamatamusicas.blogspot.com.br/

Unknown disse...

realmente Caetano é um dos mitos da MPB, é fato que ele sempre vai ser lembrado por muitos e muitos anos na historia brasileira, é um dos poucos musicos brasileiros de hoje que vale a pena escultar

http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

Shairy disse...

PArticularmente eu não sou fã de Caetano, assim como nao gosto dos Beatles, mas também não sou hipócrita a ponto de negar a importância de ambos para a música. Blog muito tri, vou voltar. Sucesso bjo

Unknown disse...

que bacana! Adorei!!!

Carlos Magno disse...

Bom conterrâneo Caetano ! Marcou época (ou ainda marca - pouco). Grande personalidade da música baiana e Brasileira

Foco Exato disse...

Nossa eu adoro Caetano.
Principalmente cantando "Sozinho".
Gostei daqui, seguindo tá?

palavras ao vento disse...

parabens...icone da musica brasileira...

M.alves disse...

Um grande icone da musica nacional, parabéns!!!

Postar um comentário