As mulheres no poder!

sexta-feira, 12 de março de 2010


Essa semana foi comemorado o dia internacional da mulher, mais precisamente em 08 de março, e nada melhor que aproveitar essa deixa para falar sobre elas dentro do contexto musical. O movimento feminista levantava diversas bandeiras, como o direito ao voto, a igualdade salarial perante aos homens, a liberdade sexual, etc, etc. No cenário musical as mulheres também foram à luta contra o preconceito. No Brasil, por exemplo, as cantoras do rádio eram taxadas de todo tipo de adjetivos nada agradáveis. No século XIX a maestrina Chiquinha Gonzaga foi pioneira em quebrar as barreiras do preconceito enfrentando todo tipo de crítica, inclusive transitando entre o popular e o erudito. Nesse sentido, muitas cantoras da época de ouro do rádio se destacaram.

As mulheres passaram não só a mostrar talento para o canto como também tocar instrumentos que se encontravam sob o domínio dos homens. Com uma guitarra na mão elas impunham respeito. Janis Joplin, por exemplo, estava à frente de seu tempo, mostrou que rock também é coisa de mulherzinha, e de sexo frágil elas não tem é nada. Rainha branca do Blues com uma voz inconfundível, polêmica, espontânea, excêntrica, sensível, Janis foi com certeza a primeira voz feminina a marcar o rock chamando atenção do público com seu jeito despojado, estrondoso vocal, e principalmente pela maneira emotiva com que dava vida as suas canções. Começava a se abrir uma clareira em meio a escuridão do preconceito, as portas estavam agora abertas.

A rainha do Rock nacional Rita Lee, é sem dúvida alguma uma das maiores cantoras do nosso país. Talentosa, inteligente, criativa, soube driblar esse difícil caminho do rock tupiniquim. Rita Lee é também nosso grande exemplo de mulher brasileira que soube superar os preconceitos no inicio de sua carreira. Ela é hoje um exemplo e influência para a nova geração de cantoras nacionais.

Na seara do Pop estrangeiro a lista de heroínas é grande, leia-se Cyndi Lauper (ADORO), Tina Tuner, Whitney Houston e Madonna, essa última, responsável por toda diversidade de performances femininas que vieram depois. Todas elas com vozes marcantes tornando-se Divas mundiais, não há um ser que não seja seduzido por elas.

Se séculos atrás as mulheres que optavam pela carreira musical não podiam fazer muita coisa, hoje elas podem tudo, inclusive dominam o mercado mundial de discos. Elas se destacam por suas canções, suas vozes, sensualidade, por tudo e qualquer coisa, o palco é delas!




Sugestão de músicas para se ouvir lendo esse post:

Janis Joplin - "Piece of my heart"
Rebeca Matta - "Garotas boas vão pro céu, garotas más vão pra qualquer lugar"
Cyndi Lauper - "Girls Just Want To Have Fun"
Rita Lee - "Todas as mulheres do mundo"

17 comentários:

Macaco Pipi disse...

elas fazem melhor!

Anônimo disse...

As mulheres conseguiram muitas coisas e ainda lutam por outras.
Excelente!Sucesso com o blog!

Bianca Moura disse...

viva as mulheres!

Anônimo disse...

Os ouvidos comem cotonete até estourar os tímpanos.

Fabrício Bezerra disse...

Eu tenho pena da Janis Joplin,uma ótima musicista mas morreu drogada.Hoje tem mulheres que só são cantoras por que querem estender a fama

Daniel Silva disse...

janis joplin era realmente talentosa. algumas outras citadas no post, nem tanto.

abraço

Angélica Nunes disse...

Gosto Muito da Rita Lee!!
Talentossisima e sempre com uma musica certa pra cada momento da vida.. (pelo menos aminha.. XD)
Belo Post!

vαnessα ~ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lani disse...

janis joplin e Rita lee...as melhores.

prb pelo post.

Albonéia disse...

Adorooooo elas Madonna Rita Lee são d+,vc viu minha dieta e um pouco regrada sim mas vale a pena,estou te seguindo ok bjs
http://alboneia.blogspot.com

Will disse...

Janis Joplin, tudo exagerado: vida, talento, voz, emoção, loucura... Que ser humano lindo! Gostei do blog.

Macaco Pipi disse...

bom pra mudar o astral de certas coisas

Adriano disse...

Cara eu curto demais a Janis...ainda bem que li esse post, vou baixar agora memso umas musicas delas que eu não tenho ainda no PC pra ouvir... legal.. valeu pela dicas... hehehe

Vou seguir seu blog pra ter mais algumas informações musicais, legal o tema...

Visite o meu blog e opine sobre meu novo template por favor?


http://www.colunasdehercules.blogspot.com

Marcus Vasconcelos disse...

O que seria de nós sem elas??? #FATO.

http://blogdomarcolinoo.blogspot.com/

Lunaticools disse...

Janis eterna! Como eu queria ter dado um beijo nela...

bjs
Cidadão das nuvens

Branca disse...

Janis Joplin, musa divina!! Voz notável!! Talento indiscutível!! Todas as outras que vc citou tambem são maravilhosas! Cada uma no seu estilo. Mulheres, já dominaram o mundo, e tem gente que ainda naum percebeu!

bjinhos e parabens pelo blog!

Passa no meu qualquer hora.

pris disse...

adorooooooooooooooooo janis joplin foi incrivel a passagem dela em nosso planeta!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Postar um comentário